lunes, 4 de mayo de 2009

RORAIMA VAI SEDIAR EM SETEMBRO REUNION VENEZUELA BRASIL

Roraima vai sediar reunião Brasil-Venezuela
O estado de Roraima vai ser a sede da XX Reunião do Grupo de Trabalho, em setembro próximo, para tratar sobre o desenvolvimento fronteiriço Brasil/Venezuela. Essa decisão foi tomada no encontro realizado em Caracas (VEN), nos dias 30 e 31 de março passado. Essas reuniões têm o objetivo de encontrar soluções para os temas discutidos nos encontros de governadores, bem como os interesses demonstrados pelos dois países para o melhor empreender o comércio, políticas e turismo.
Segundo o secretário para Assuntos Internacionais, Sérgio Pillon, Roraima teve papel relevante na referida reunião, posicionando-se firmemente sobre os temas relacionados às relações fronteiriças. Além da defesa de mecanismos que venham facilitar a vida dos empresários e turistas que tem negócios com a Venezuela e utilizam os serviços na fronteira Pacaraima/Santa Elena de Uairén.
Os resultados da reunião começaram com a liberação das carretas de madeira que estavam paradas na fronteira. Pillon obteve a garantia do governo venezuelano que até o final do mês será normalizado o processo de liberação. Ficou assegurado que um novo sistema informatizado agilizará os procedimentos. "Mesmo com essa garantia, solicitei a possibilidade de ser aceita a documentação brasileira, com o Certificado de Origem", disse o secretário.
Outros pontos foram discutidos, e as autoridades venezuelanas se comprometeram em atender às reivindicações do governo de Roraima. Entre elas estão: a liberação do passaporte; a construção do Centro de Atendimento Integrado à Saúde; além da não exigência do condutor ser o dos veículos que cruzam a fronteira.
Para facilitar o comércio entre os dois países, foi sugerido: a criação de corredor aduaneiro e centro de controle intagrado; instalação de bancos oficiais e casas de câmbio; regulamentação do transporte de turistas dentre outros.
Segundo Pillon, muitos assuntos deverão ser levados à pauta do encontro dos presidentes, que acontece em Salvador (BA), no mês de maio. Isso mostra a importância da iniciativa do governador Anchieta Júnior em criar a Secretaria Extraordinária para Assuntos Internacionais. Pois, garantiu a regionalização dos debates sobre integração fronteiriça.
Marcos Borges

No hay comentarios:

Publicar un comentario